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11 Dicas de sucesso e Estratégia de marketing  de conteúdo  para Instagram
O Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários ativos, marcas que ultrapassou já em 2018, segundo dados do Statista.  E vale dizer que o Brasil contribui com uma parcela considerável.

Por aqui, são cerca de 80 milhões de usuários, também de acordo com o Statista ( dados de 2020 ), o que nos coloca na terceira colocação no ranking mundial.
Deste, 63% fazem login na plataforma pelo menos uma vez ao dia, revela a Pew Research Center.
Com dados tão relevantes, é natural que empresas tenham o interesse de se aproveitar da ferramenta para finalidades de Marketing digital, não é mesmo?
E o formato as acomoda muito bem.
Pelo menos 200 milhões visitam perfis comerciais diariamente, segundo o próprio Instagram revelou em 2019.
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Nesse ambiente compartilhado, as marcas disputam a atenção dos consumidores e podem gerar relacionamentos duradouros, um dos pilares do Marcketing online.
Não há por que não criar conteúdo para Instagram, na verdade.

Entre todas as indústrias, há um Engajamento médio de 1,6% dos seguidores por postagem, conforme a Rival IQ.
Como aumentar esse número? A verdade é que existe uma técnica ultilizada para otimizar o Instagram para empresas.

Mesmo assim Você precisa definir uma estratégia de Marcketing de conteúdo que vá trazer resultados para o seu negócio. Então clique aqui  e veja os melhores cursos de Marcketign digital para  Instagram

OBSERVAR A CONCORRÊNCIA

Seja qual for a estratégia de Marketing aplicada, não resta dúvida que um dos melhores meios para obter insights é observar a concorrência.
Tanto empresas rivais quanto nossas dicas de sucesso  tem muito a contribuir para as suas ações na plataforma.

Com isso, você será capaz de identificar formatos e estilos de conteúdos que geram melhores resultados. A avaliação de perfis alheios é uma prática bem comum no mundo do Marcketing.

O objetivo é aprender com os erros dos outros para que  você não caia nas mesma armadilhas, ao mesmo tempo em que aprende as melhores práticas para se inspirar.
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Se você não observar a concorrência, tenha certeza de que os outros estarão de olho em você, extraindo boas ideias de seus POST no Instagram.

Pesquise as hashtags

As hashtags são agrupadores de conteúdo.
É por meio delas que o app classifica os posts.
Como links clicável, elas levam o usuário a descobrir postagens, mesmo aquelas de páginas com as quais eles nunca tiveram contato.
 E por isso que descobrir boas etiquetas é um ótimo meio para atrair novos seguidores e aumentar o engajamento em suas publicações.

Defina um objetivo

No ambiente digital, os obgetivos são bússola que guia os profissionais de mídia sociais.
Afinal, como avaliar se suas campanhas foram bem- sucedidas sem uma meta a ser alcançada?
Você, certamente já ouviu aquela fresa que diz que para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho server.
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E ela se aplica muito bem aqui. 
Por isso, ao criar conteúdo no Instagram, você deve ter um obgetivo_ e eles precisam se mensuráveis. Os perfis comparativos no Instagram permitem o reconhecimento de dados, que incluem informações sobre o  comportamento de usuários.
Ao avalia-las, se tornar possível descobrir quais foram os posts que tiveram um melhor desempenho e, a partir daí, replicar o método em outras ocasiões.

Defina a persona do cliente

A persona é um dos mais importantes elementos na era do Marcketing nas redes sociais.
Trata-se de um personagem semi-ficticio que representa o seu cliente ideal.
Ele é muito valioso porque permite personalizar o conteúdo para Instagram, criando posts que se adaptam aos desejos e necessidades do público-alvo.
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Ao realizar essa adaptação, os números de Engajamento tendem a crescer bastante.
Afinal, seus posts serão de interesse de quem realmente pode vir a ser um cliente, funcionando como uma espécie de filtro.

Não resta dúvidas também de que trabalhar com personas eleva o ROI, o retorno sobre o investimento, pois você direciona recursos  (seja de tempo, esforço ou financeiro) para o que dá resultado de fato.
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A seguir, confira algumas dicas práticas para implementar em seus post nessa rede social.

1. Faça lives

Os vídeos ao vivo são ótimos para as mais diversas ocasiões.

Eventos, lançamentos e promoções, apenas para citar alguns exemplos.

Um dos diferenciais desse tipo de post é a possibilidade de interação em tempo real, o que costuma encantar os seguidores.
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As pessoas podem reagir e enviar comentários, o que aumentar bastante as taxas de Engajamento.

Além disso, os seguidores serão notificados sempre que você estiver ao vivo, gerando uma ótima oportunidade de aumentar o alcance.

2. Utilize o stories 

Os Stories do Instagram são um formato de conteúdo que desaparecem depois de 24 horas a partir da publicação.

Ou seja, são mídias de consumo rápido.
Isso quer dizer que, diferentemente do feed, eles tem mais chances de serem visualizados.

Essa é a chance que você tem de agarrar a atenção do leito.

Portanto, use o recurso com inteligência para atrair seus objetivos na rede.

3. Lembre-se do feed 

Quando um usuário rola a página para baixo,  ele está navegando pelo feed.

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e vizualizar as publicações dos perfis que segue.

A grande vantagem é a possibilidade de de aumento de alcance mediante a interações.

Ou seja, quanto maior o número de comentários e curtidas, melhor.

Tanto as mensagens de texto quanto o conteúdo ficam disponíveis permanentemente, a não ser que você opte oculta-los.

Então, use esse espaço sabiamente para garantir que seus posts tenham um bom desempenho.

4. Use hashtags

As hashtags representam uma ótima oportunidade para atrair novos seguidores, como eu já destaquei antes.

Porém, elas também tem a interessante função de criar campanhas.

Em um evento, por exemplo.

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É possível elaborar uma etiqueta apenas para o momento e incentivar aos participantes que compartilhem a hashtag para auxiliar na divulgação ou participar de promoções.

5. Faça
Parceria/colaborações

As parcerias e colaborações são mais uma ideia criativa para criar conteúdo para Instagram

Nesse formato, de diferentes páginas e canais se auxiliam de maneira mútua, fazendo com que ambas se desenvolvam.

Vale muito a pena encontrar perfis que tenham o mesmo público como alvo, mas que ofereçam diferentes produtos.

Dessa maneira, nenhum dos dois estará cedendo espaço para concorrentes.

7. Faça lives entrevistando influenciadores 

Outra sugestão interessante é a participação de influenciadores em vídeos ao vivo.

8. Ultilize o Instagram shopping 

 O Instagram shopping é um recurso que permite realizar venda diretamente pela plataforma.

Nesse formato, o usuário pode clicar na tela para ter mais informações sobre os itens dispostos, como preço e descrição.


As pessoas gostam muito de novidades .

Por isso, esse tipo de post tem taxas maiores de Engajamento.

De modo similar, os tutoriais tem um grande poder para aproximar o público da sua marca.

Seus seguidores ficaram gratos e mais abertos as intenções quando você presta um serviço de ultilidade para eles.

Como tudo no Marcketing, o valor que entrega faz toda diferença.

11. Interaja com seu público

Seus seguidores precisam saber que eles são importantes para você. Por isso interaja com eles.
Agradeça um bom comentário de certo usuário do site.
Ofereça informações para os que questionarem sobre detalhes de sua publicação.

Não basta apenas interagir dentro de seu perfil. Explore o Instagram com o objetivo de encontrar fotos que se relacionem melhor com o conteúdo de seu perfil. Se você realmente gostar de uma postagem, não se limite em apenas curti-las comente o que achou da publicação. Você pode se surpreender com o efeito que isso terá sobre sua boa reputação na rede social. Seja paciente com os resultados. Usando as dicas mercionadas acima, você terá muito mais chances de conseguir ter um perfil de sucesso no Instagram. Não desanime e mantenha-se focado (a) nos objetivos que você definiu para sua conta.com o tempo você vai notar que um número considerável de usuários gostará de suas publicações.

Expanda os negócios criando uma publicação.

Você sabia que um a cada dois entrevistados usou o Instagram para descobrir novas marcas, produtos ou serviços?*

Cada publicação é uma oportunidade de aumentar a sua comunidade online e promover a descoberta. Nas próximas semanas, vamos dar dicas de publicação para ajudar você a manter o ritmo.

DICA DE PUBLICAÇÃO Nº 1

Mostre os seus produtos ou serviçosNa próxima publicação, mostre o seu diferencial e compartilhe o que torna os seus produtos ou serviços exclusivos.

Nosso novo produto favorito não é demais? [Insira a descrição do produto]
 Mais um cliente satisfeito! [Insira a descrição do serviço prestado]
 Você já experimentou [insira o produto ou serviço]? Não fique de fora! Esse é um dos [produtos/serviços] mais populares da [Nome da empresa]

DICA DE PUBLICAÇÃO Nº 2

Inspire ações com liquidações e ofertas promocionais.
As promoções e outras ofertas com prazo podem chamar a atenção dos seguidores e os inspirar a realizar uma ação.

Mesmo se não estiver fazendo uma promoção, você pode compartilhar os itens populares ou destacar um novo produto ou serviço.
Tudo pronto para publicar? Veja algumas ideais de legendas (não se esqueça das hashtag):

Somente esta semana! Aproveite as nossas ofertas especiais.
Seus produtos favoritos já estão disponíveis. Confira a nossa loja online hoje mesmo!
Apresentamos o nosso novo produto favorito!

DICA DE PUBLICAÇÃO Nº 3

Permita que os seus seguidores conheçam você.
Você sabia que dois a cada três usuários ativos disseram que o Instagram permite criar um relacionamento significativo com as marcas?*
Os seguidores podem se conectar mais vendo os bastidores do seu trabalho. Isso ajuda a criar a sua marca online.
Compartilhe como é um dia comum para você.
O dia nunca é sem graça na [Nome da empresa]! Veja como fazemos o nosso trabalho: [insira uma publicação de vídeo ou algumas frases descrevendo a sua empresa].

Ofereça um tour do seu espaço para mostrar as ferramentas ou os produtos favoritos.

Veja um breve tour do espaço da [Nome da empresa] no último [período de tempo]! Qual é o seu local favorito?

Apresente a sua equipe.

Agradeço a equipe que trabalha para tudo sair conforme planejado. [Insira algumas frases sobre os seus funcionários e o diferencial deles.]


DICA DE PUBLICAÇÃO Nº 4

Interaja com os seus seguidores fazendo perguntas.

Fazer uma pergunta aos seus seguidores é uma ótima maneira de receber um feedback direto, iniciar uma conversa e conquistar a fidelidade do cliente.

Na próxima publicação, experimente fazer perguntas aos seus seguidores para começar a criar uma comunidade online e fornecer informações sobre conteúdos futuros.
Veja três exemplos de perguntas para os seus seguidores:

1. O que você gostaria de ver agora?

2. Tem alguma dúvida? 

3. Compartilhe a sua dúvida em um comentário e entraremos em contato com você!

4. Qual é o seu item [ou serviço] favorito?
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